ABORDAGENS EDUCACIONAIS: VIVÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PROJETO EU CURTO A UNIVERSIDADE DO PRECE/EIDEIA/UFC

Autores

  • Creusa Gomes Bandeira de Melo
  • JosÉ Almir Melo da Silva Junior

Resumo

O presente trabalho decorre das experiências vivenciadas pela autora por meio do PRECE/UFC (Programa de Estímulo à Cooperação na Escola - UFC) programa o qual se baseia em cinco premissas bases que são: a parceria professor e estudante, responsabilidade individual, educação emocional, cooperação e ênfase na solidariedade. Mais especificamente, participei do referido programa pelo projeto Eu Curto a Universidade, durante o ano de 2019, na condição de estudante do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará. O principal intuito do trabalho foi destacar os impactos gerados pelo projeto em alunos de ensino médio da rede pública de ensino e, além disso, expor as vivências proporcionadas à autora, tais como: o desenvolvimento de autonomia, aprendizagem cooperativa, educação emocional e solidariedade. Esse relato justifica-se por sua importância no âmbito educacional pois abrange a integração entre escolas públicas e a comunidade universitária e influi diretamente na formação dos estudantes universitários que passam pelo projeto. A pesquisa foi realizada em diversas escolas públicas e na UFC, Campus do Pici, em Fortaleza- CE. Sabe-se que as universidades tem o desafio de preparar bons profissionais hábeis para o mercado de trabalho e o PRECE auxilia nessa perspectiva, além de preparar os universitários para solucionarem as mais diversas problemáticas na sua vida em diferentes âmbitos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa