ALOCAÇÃO DE FACILITADORES EM VISITAS DE CÉLULAS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA ATRAVÉS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA E ALGORITMOS HEURÍSTICOS E SUA EFICIÊNCIA
Resumo
O presente artigo busca analisar um processo de visita às células no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE com intuito de otimização a partir de ferramentas da pesquisa operacional, se tratando assim de um problema de alocação de pessoas, na qual os facilitadores serão alocados nas células que irão visitar, e também quando irão visitar. As visitas são uma das atividades dos veteranos das diversas comissões do PACCE, a fim de complementar sua carga horária semanal, as quais têm como intuito promover maior interação com os novatos, além de oferecer suporte quanto à aplicação da metodologia da aprendizagem cooperativa durante o encontro de célula. A programação linear inteira (PLI) busca através de uma modelagem matemática uma solução ótima, sendo comum a utilização dela em problemas da pesquisa operacional. Por outro lado, a heurística segue um raciocínio criado a partir de um algoritmo, podendo não obter o resultado ótimo sempre, todavia, pode gerar boas soluções em tempo computacional aceitável. O modelo de PLI foi implementado no software Excel, o qual utiliza o algoritmo branch and bound, e o algoritmo heurístico foi implementado na linguagem Python. Os resultados obtidos através da programação linear inteira, com uma quantidade de 67 células estudantis e 10 veteranos, foram de 40 células visitadas em um período de um mês, seguindo as devidas restrições, outro objetivo investigado nesse artigo foi o limite máximo de amostra de células na qual o algoritmo não consegue atingir o resultado ótimo, sendo utilizado um algoritmo de geração de células e facilitadores criado pelos autores para o experimento.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
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