ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS (PACCE) NO ÂMBITO PESSOAL E ACADÊMICO DOS SEUS BOLSISTAS

Autores

  • Francisca Thais Ribeiro Sousa
  • Ana Beatriz Delfino de Queiroz
  • Pedro Paulino Galdino de Lima
  • Sergio Ricardo Braga Moura Filho

Resumo

Os projetos de extensão universitária possibilitam contribuições na sociedade e principalmente no crescimento profissional e pessoal do indivíduo, ajudando na redução de evasão e na floração de sentimentos positivos acerca da universidade e ambiente acadêmico. Visando esses aspectos relatados o presente trabalho procura apresentar uma análise sobre os impactos promovidos aos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis- PACCE da Universidade Federal do Ceará-UFC. A metodologia adotada nesta pesquisa foi subsidiado por métodos de natureza qualitativa-quantitativa.Para obtenção dos dados, utilizou-se um questionário aplicado aos participantes do programa tanto veteranos quanto novatos, além de seus relatos de experiência. Os resultados apontaram que a participação dos estudantes no programa influencia significativamente na construção do relacionamento intrapessoal e interpessoal, desta forma, possibilitando o desenvolvimento de habilidades sociais, capacidade técnica e emocional, É importante perceber a criação e o fortalecimento do sentimento de pertencimento à universidade e a melhora no rendimento acadêmico, mostrando resultados acerca da aprendizagem cooperativa no quesito de absorção de conteúdos e desenvolvimento das habilidades didáticas. Portanto a pesquisa demonstra a eficácia do uso dos pilares da aprendizagem cooperativa para os ganhos pessoais e academicos no decorrer do ano letivo

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa