ANÁLISE DE DESEMPENHO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO 2019 DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS – PACCE – DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Icaro Iann Vieira Almeida
  • Ana Cintia Brandao dos Santos
  • Sergio Ricardo Braga Moura Filho

Resumo

A aprendizagem cooperativa (AC) é uma forma de organização interna na qual cada membro é responsável por uma determinada tarefa de modo que o todo funcione. Deste modo, o presente artigo tem por objetivo analisar o desempenho da comissão de avaliação para com os articuladores do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) no ano de 2019, além de observar como o bolsista articulador enxerga a comissão de Avaliação, bem como as atividades desenvolvidas pelos seus membros. Para realizar tal investigação, foi necessário uma análise tanto quantitativa como qualitativa, aplicando um questionário online e presencial, para articuladores ingressos em 2019.1, contendo perguntas “indiretas” para entender como este via a comissão, se esta estava presente nas suas atividades da bolsa com facilidade ou não, se as suas dúvidas eram sanadas.. Como resultado, foi percebido através da análise das perguntas que os articuladores entendiam o papel da comissão dentro do programa e esta o ajudava na elaboração da sua célula tanto como a comissão de apoio a célula. Concluímos que a perspectiva dos articuladores em relação a AC mudou depois da ajudava da comissão na elaboração do projeto de célula, enfatizando o aprendizado e explicativa dos cinco pilares da aprendizagem cooperativa (habilidades sociais, interdependência positiva, interação social, responsabilidade individual e processamento de grupo).

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa