APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO MÉTODO INTUITIVO NA BIOCONSTRUÇÃO: ESTUDO DE CASO DA ESTAÇÃO PERMACULTURAL FLOR DA MORINGA

Autores

  • Barbara Bessa Luz Simeao
  • Ilana Tôrres Pontes
  • Rômulo Cesar Santos Cavalcante
  • Jose Wellington Franco da Silva

Resumo

A Bioconstrução é uma técnica construtiva na qual a preocupação ecológica está presente nos processos envolvendo desde a concepção até a ocupação. Atrelada à Permacultura, que é uma ciência holística socioambiental que preza, sobretudo, saberes tradicionais, tem-se a prática permacultural bioconstrutiva como de ímpar cooperação entre os indivíduos, desde as interações entre eles e a natureza à troca de conhecimentos. O presente artigo acadêmico tem como objetivo traçar um paralelo entre essa cooperação e os pilares dispostos na Aprendizagem Cooperativa, deduzidos, inicialmente, que estão presentes de forma não nominal, como também observar se pode auxiliar no quesito manutenção e divulgação da prática, demasiadamente importante para o atual cenário de busca por desenvolvimento sustentável. A fim de entender essa relação, optou-se por um estudo de caso etnográfico na estação permacultural Flor da Moringa, utilizando o método hipotético-dedutivo a fim de identificar os pilares da AC na observação da estação permacultural Flor da Moringa, contando com o auxílio de uma entrevista semi-estruturada. Conforme a leitura feita de Camillis (2017), Amaro (2017) e Amaro; Constantino (2018), além da vivência na Flor da Moringa e a visita à Flecha da Mata, encontra-se a correlação entre a AC e as práticas permaculturais bioconstrutivas, analisadas de acordo com cada pilar postulado por Johnson; Johnson; Smith (1998), de modo a concluir a importância dessas práticas, reconhecer a aplicabilidade da AC, mesmo que intuitiva, nessas atividades e enxergar a possibilidade de entendimento e disseminação da Bioconstrução por meio da A.C.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa