APRENDIZAGEM COOPERATIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: PELAS LENTES DOS ALUNOS DE LICENCIATURA E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Jardel Fernandes Arraes
  • Anna Clara Façanha Alencar
  • Hannah Mariah Carvalho Coutinho
  • Raimundo Nonato Moura Furtado

Resumo

A cada ano o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) envolve estudantes de diversos cursos da graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), objetivando, por intermédio de suas atividades, construir uma educação na qual o aluno é responsável pela formação do seu conhecimento, bem como passa a se relacionar com a universidade sob uma perspectiva de pertencimento. O presente artigo tem por objetivo pôr em voga a relevância da metodologia da aprendizagem cooperativa (AC), e de seus pilares, na formação dos futuros profissionais de docência, explorando o diferencial que o contato com a AC e com as atividades propostas pelo PACCE provocam na formação dos alunos de licenciatura da UFC. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa. Valeu-se de entrevistas semiestruturadas direcionadas aos estudantes de licenciatura em suas várias modalidades: bolsistas do PACCE, ainda em ativa e também os que já concluíram sua passagem no programa; membros das células; os que não possuem vínculo qualquer com o programa; além de alunos já formados e em exercício da docência. Por fim, vale ressaltar que as entrevistas foram gravadas e transcritas para posterior análise. Consoante ao proposto tanto pelo PACCE, quanto pela metodologia da AC, foi constatado o diferencial na atuação de um profissional e/ou graduando na área da licenciatura no que tange o desenvolvimento de um ambiente empático, comungando com a redução da competitividade dentro dos espaços acadêmicos. Sob essa ótica, o docente que experimentou a AC também rompe com a hierarquização da educação dentro da sala de aula, colocando o aluno como participante ativo do processo educativo. A partir dos resultados dessa pesquisa foi possível constar a influência que a Aprendizagem Cooperativa tem, acerca do pensar de um estudante de licenciatura sobre a educação, e como a AC lhes dá ferramentas de ensino importantes para o seu futuro.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa