APRENDIZAGEM COOPERATIVA ERPG DE MESA: UM ESTÍMULO DE INTERDEPENDÊNCIA POSITIVA

Autores

  • Joycielle Pereira de Sousa
  • Franscisco Walisson da Silva Lopes
  • Karl Costa Biermann
  • Sergio Ricardo Braga Moura Filho

Resumo

Este artigo teve como objetivo entender como a interdependência positiva, sendo um pilar da Aprendizagem Cooperativa, encontra-se no estilo de jogo “Roleplaying Game” (RPG). Segundo Johnson & Johnson (1999), o resultado da aprendizagem cooperativa é que o grupo é mais do que uma soma de suas partes, e todos os alunos realizam academicamente mais do que se eles trabalhassem sozinhos. Os pilares da aprendizagem cooperativa – Responsabilidade individual, Interdependência positiva, Habilidades sociais, Processamento de grupo e Interação promotora – desempenham um papel de suma importância para o êxito nas atividades coletivas. De acordo ainda com Johnson & Johnson (1999) a interdependência positiva consiste na ideia de que o trabalho de cada membro de uma equipe beneficia os outros membros de forma mútua, podendo utilizar-se de recompensas conjuntas para estimular o trabalho de todos. PAVÃO (2000) explana que a sigla “RPG” significa “Roleplaying Game” ou “jogo de representação” no qual os jogadores leem as regras em livros geralmente extensos. Estes jogadores (também chamados de “players”) junto ao mestre da mesa (um player), irão atuar em uma história, determinando o sucesso de suas ações através das regras do livro e da descrição de situações, podendo utilizar-se do auxílio de dados. Normalmente, forma-se um grupo de players (também chamado de “party”), de modo que cada um utilize as particularidades de seu personagem no jogo e seus prévios conhecimentos, para cooperar e atingir juntos o objetivo da história jogada. Sendo assim, com o uso de uma pesquisa quantitativa, utilizando também a escala likert num formulário dirigido a alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) que jogam RPG, buscou-se constatar por meio de gráficos a presença da interdependência positiva nesse estilo de jogo. Além disso, obteve-se também como resultado de uma amostra de 26 respostas, onde 47% avaliam a interdependência positiva como totalmente presente nesse estilo de jogo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa