APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA SALA DE AULA DA UNIVERSIDADE: UTOPIA OU POSSIBILIDADE?
Resumo
A Aprendizagem Cooperativa (AC) usada como metodologia para melhoria do processo de ensino-aprendizagem vem sendo bastante estudada e utilizada por proporcionar efeitos positivos no rendimento acadêmico dos alunos. Estudos, como os realizados pelos irmãos Johnson e Johnson (1999), comparando a AC com metodologias tradicionais, demonstram o crescimento do estudante em seu protagonismo e em suas competências pessoais. Dentro desse modelo, existem técnicas baseadas no uso dos pilares de AC que, ao serem aplicadas, permitem a construção do conhecimento por parte dos estudantes de forma coletiva, dinâmica e compartilhada. Por vezes, os professores aplicam diferentes estratégias dentro da sala de aula com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos e às vezes aplicam a metodologia de AC espontaneamente. Para este artigo, identificou-se o uso de técnicas de AC dentro das atividades realizadas na disciplina de Imunologia Geral, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. Após a identificação das técnicas, aplicou-se um questionário com vinte estudantes matriculados na disciplina, para avaliar as contribuições dessas atividades para o aprendizado no decorrer do semestre. Foi visto que a maioria dos estudantes julgaram as estratégias de ensino positivas e que elas contribuíram para a fixação do conteúdo, além de terem sido essenciais para o desempenho positivo deles dentro da disciplina. Os resultados demonstram que, a utilização de metodologias como a AC dentro da sala de aula contribui para melhoria do processo de ensino-aprendizagem. E assim, se faz importante que o professor busque compreender melhor a AC como metodologia de ensino, para que ela possa ser melhor aproveitada dentro da sala de aula.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
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