APRENDIZAGEM COOPERATIVA NAS METODOLOGIAS ATIVAS EMPREGADAS PELOS PROFESSORES DA UFC

Autores

  • Raimundo Rigoberto Barbosa Xavier Filho
  • Maria Wanessa Sales e Silva
  • Alanna Sarah Esteves Rodrigues
  • Francisco Audisio Dias Filho

Resumo

Este estudo buscou avaliar a aplicação das metodologias ativas por professores da Universidade Federal do Ceará do Campus do Pici e Porangabuçu. Especificamente, verificou-se o desejo da inserção da Aprendizagem Cooperativa (AC) como atividade auxiliar em sala de aula, e, quando a aprendizagem cooperativa é empregada, como a mesma auxilia nas atividades desenvolvidas. A metodologia do trabalho valeu-se de uma pesquisa qualitativa – quantitativa, feita através de entrevistas realizadas com professores, utilizando para isso, questionários padronizados. Visando isso, a pesquisa buscou analisar a dificuldade da inserção da aprendizagem cooperativa no ambiente universitário, utilizando como parâmetro as metodologias ativas aplicadas, e de que forma essa metodologia auxilia no aprendizado dos alunos e facilita a comunicação com os docentes. Os resultados demonstraram que a Aprendizagem Cooperativa contribui para estimular uma maior proximidade entre os docentes e os alunos que cursam a disciplina. A aplicação da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, realizada com o auxílio de metodologias ativas, estimula a cooperação através de atividades, muitas vezes lúdicas, facilitando assim o aprendizado e a sedimentação do conteúdo estudado. Além disso, observou-se que a AC contribuiu para uma diminuição da taxa de evasão de alunos das disciplinas analisadas pelo estudo. Dessa forma, foi possível comprovar que a aprendizagem cooperativa contribui para melhorar a relação aluno/professor e consequentemente, minimiza a taxa de evasão dos alunos de algumas disciplinas, ou até mesmo da universidade. Fazendo com que profissionais capacitados e humanizados sejam formados pela equipe docente responsável.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa