APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO LETRAS SOLIDÁRIAS: NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER

Autores

  • Carolina Pequeno Ferreira Medeiros
  • Aliny da Silva Portela

Resumo

A educação brasileira vem, tradicionalmente, trabalhando com uma metodologia baseada em exposições conteudistas, em uma relação vertical desde a gestão aos alunos e em um professor com papel de detentor único do conhecimento. Sob outro ângulo, o projeto Letras Solidárias, vertente do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) da Universidade Federal do Ceará, proporciona às escolas públicas de Ensino Médio da região metropolitana de Fortaleza, por meio dos bolsistas desse programa, o acesso a oficinas de produção textual estilo ENEM com uma metodologia diferente de ensino e aprendizagem. Oficinas estas fundamentadas nos preceitos de um método inovador, repensando as bases outroras ditas, e que enfatiza a solidariedade, a empatia e o envolvimento grupal: a Aprendizagem Cooperativa, sistematizada pelos irmãos e pesquisadores David e Roger Johnson. A fim de expor as experiências obtidas na posição de facilitadora (docente) dessas oficinas na EEMTI Romeu de Castro Menezes em 2019.1, o trabalho em questão visa propor uma nova perspectiva na forma de ensinar/aprender. As oficinas aconteceram por meio de encontros entre abril e junho de 2019 e utilizavam o trabalho em grupo como estratégia para aprimorar a escrita de redações modelo ENEM dos estudantes participantes. Pela facilitação das oficinas, pode-se perceber que o desafio para ofertar o novo é gritante para o bolsista no que concerne à resistência dos estudantes em primeira instância a esta metodologia mais ativa de ensino e aprendizagem. Entretanto, no decorrer do curso, percebeu-se a rendição à cooperação e a apreciação ao método, tendo como produto a evolução de cada educando em aspectos como as relações grupais e o maior domínio na escrita das produções textuais ENEM.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa