APRENDIZAGEM, COOPERAÇÃO E MOTIVAÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • Ingrid Alves da Silva
  • JosÉ Almir Melo da Silva Junior

Resumo

Resumo Este trabalho nasceu a partir da trajetória vivenciada no Programa de Estímulo a Cooperação na Escola – PRECE durante o ano de 2019 na condição de bolsista e aluna da Universidade Federal do Ceará – UFC. A pesquisa se embasa na vivência ocorrida dentro de duas células cooperativas em duas escolas da Rede Pública de Fortaleza – Ceará, com turmas de 1° e 3° ano do Ensino Médio. Na condição de bolsista novata participava e observava as atividades realizadas com os alunos pela bolsista veterana, a célula cooperativa ocorria uma vez por semana no contra turno dos alunos num período de 4 horas na escola pública EEFM São José do Pici das Pedreiras, localizada no bairro Bom Sucesso, Fortaleza – Ce, no período de abril a maio de 2019. Durante esse período tive a oportunidade de conhecer outros bolsistas, ter o contato direto com os alunos e suas realidades. Com isso, percebi e analisei a metodologia da aprendizagem cooperativa na prática. No segundo semestre tive a experiência de montar uma célula cooperativa de teatro na escola E.E.E.P Marly Ferreira Martins, os encontros ocorriam em dois dias na semana com duração de duas horas para cada dia e turma, durante o período de setembro a novembro, a metodologia usada fazia com que os alunos adquirissem um papel de protagonismo dentro do processo de ensino – aprendizagem, aliando a interdependência positiva para obter a assertividade. Com isso, consideramos as habilidades sociais para a obtenção da assertividade dentro da metodologia utilizada na célula Cooperativa. A empatia utilizada em programas visou aumentar as competências sociais trazendo um resultado positivo e consequências favoráveis pois o indivíduo habilidoso, consegue desempenhar tarefas indesejáveis, desenvolvendo um comportamento para relacionamentos mutuamente benéficos. O Prece me proporcionou uma vivência essepcional dentro e fora do ambiente escolar, trazendo á tona sentimentos como interdependência, confiança e empatia pelo outro.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa