AS DEZ AÇÕES RELEVANTES DESEMPENHADAS NA FUNÇÃO DE FACILITADORA EM COOPERAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO PRÓPRIA.

Autores

  • Thays Tamella da Mota Gomes
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

O presente trabalho consiste no relato de experiências vivenciadas neste primeiro semestre do ano de 2019 na função de facilitadora em Aprendizagem Cooperativa como bolsista do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola- PRECE e na condição de graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará- UFC.A princípio, justifica-se pelo fato de contribuir para a construção pessoal e profissional da discente, incentivar a propagação da metodologia nas escolas e a promover a capacitação de competências e aprendizado dos estudantes. Essa análise de abordagem qualitativa ressaltada por estudo bibliográfico em Aprendizagem Cooperativa e trabalho em grupos sobre a função do facilitador no Curso de Liderança Cooperativa e Solidária ocorreu em duas escolas da rede pública de Fortaleza, uma de tempo integral e outra profissionalizante, em turmas de 1º ano do Ensino Médio. Para esse estudo foram observados os 310 estudantes que realizaram o curso, no período de 13/03 até 03/10/2019. Esse processo formativo auxiliou e aprimorou as capacidades dos facilitadores a desenvolverem competências teórico-práticas. Assim, sua função é fundamental para contribuir com a construção pessoal e profissional dos discentes que incentivam e propagam essa metodologia nas escolas, promovendo após o processo formativo a capacitação de competências de outros estudantes na escola que foi beneficiada pelo curso. Em suma, pode-se afirmar que esse Curso desenvolve e aprimora habilidades necessárias para o âmbito acadêmico e pessoal dos estudantes tornando-os aptos a serem lideranças protagonistas, autônomas e solidárias.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa