AS MÍDIAS SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO: O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE PROPAGAÇÃO DE LAÇOS COM A IDENTIDADE COOPERATIVA

Autores

  • Maria Amanda dos Santos Vercosa
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumo

As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas e, como tal, uma parte significativa do contato entre projetos e programas educativos e novas iniciativas para com a sociedade acontece nestas plataformas, contribuindo com o compartilhamento e divulgação desses programas. É importante conhecer a influência que as diversas redes sociais podem ou não exercer sobre certos indivíduos. Procurou-se perceber se o tipo de postagens publicadas pelo Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece) no Instagram influencia ou não a atitude dos usuários com relação ao Programa no ano de 2019.1.O estudo inclui um breve relato sobre a história da plataforma, assim como a explicação de algumas de suas muitas funções, no entanto serão citadas as mais importantes. O intuito dessa pesquisa foi: 1. Estudar a mídia social Instagram, a partir do perfil do PRECE; 2. Pesquisar as estratégias de organização de postagens do perfil no Instagram; 3. Observar a eficácia dessa plataforma digital com relação a interação com seus usuários e como foi possível a aproximação e a criação de laços e como se deu a disseminação da metodologia com a ajuda da plataforma. Desse modo, os resultados desta análise sugerem que as publicações do Instagram influenciam positivamente a atitude dos nossos seguidores e colaboradores. Ao longo da indagação foi identificado ainda, os fatores pelos quais os participantes interagiram com publicações mais agradáveis, coloridas e ao mesmo tempo que transmitiram confiança, mostraram resultados satisfatórios que apresentam como a metodologia em Aprendizagem Cooperativa e Solidária é versátil, uma vez que se adapta a diversas situações.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa