AS VIVÊNCIAS DO BOLSISTA NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS E A CONTRIBUIÇÃO DESTE PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Larissa Moreira Silva
  • Aliny da Silva Portela

Resumo

Este trabalho emergiu a partir da trajetória vivenciada pela autora no projeto Letras Solidárias, vinculado ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de leitura e de escrita nas escolas públicas do Ceará por meio da cooperação, da solidariedade e do protagonismo de estudantes da educação básica e de universitários da UFC. O relato pretende discorrer acerca da experiência obtida pela autora no que tange à revisão de redações modelo ENEM, bem como ressaltar a contribuição que esse aprendizado traz, tanto para a escola pública alcançada por essa ação do projeto, quanto para os bolsistas que fazem parte dele, corroborando, desse modo, para o desenvolvimento da Educação Pública. O trabalho fundamenta-se na experiência mencionada, que se desenvolveu por meio de revisões realizadas em 2019.1 de redações de alunos da EEEP Alan Pinho Tabosa. Para a realização dessas revisões, semanalmente os bolsistas novatos do projeto participavam de encontros formativos sobre as competências avaliadas na redação ENEM, encontros esses estruturados na metodologia da Aprendizagem Cooperativa (A.C) sistematizada por David e Roger Johnson. Segundo esses autores, a A.C apresenta cinco elementos básicos, a saber: interação promotora, responsabilidade individual, desenvolvimento de habilidades sociais, processamento de grupo e interdependência positiva. Espera-se, então, que essas revisões, pautadas nesses princípios, torne possível a compreensão da redação ENEM e estimulem o estudante a continuar se aperfeiçoando. A experiência vivida revelou para a autora que o projeto tem contribuído de forma significativa para o bolsista, pois proporciona desenvolvimento das habilidades do trabalho em equipe, exercitado nas formações semanais, além de ser muito importante para reflexão acerca do impacto positivo causado por projetos que envolvem a metodologia da A.C na educação pública.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa