ASPECTOS E SABERES NECESSÁRIOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA (PRECE)

Autores

  • Antonio Augusto dos Santos Farias Filho
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

O trabalho surge a partir das experiências vividas pelo autor após sua inserção no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) durante o primeiro semestre do ano de 2019 na condição de aluno da Universidade Federal do Ceará (UFC), ligado a graduação em Licenciatura História. Com isso, o presente relato busca explicitar as atividades, observações, aplicações e trabalhos no qual foi adquirido ao longo do processo de um período da minha formação acadêmica no programa que a Universidade oferta. As atividades foram realizadas mais precisamente em uma turma de 2 ano na Escola Estadual de Ensino Médio Dr César Cals em Fortaleza juntamente com um professor tutor e duas bolsistas do Prece entre os meses de Abril e Junho do ano de 2019. Surgem diversos desafios para aqueles que se inserem no âmbito educacional e almejam seguir na profissão docente, aparece então o Prece com seu projeto de sociedade na missão de integrar o aluno universitário na rede de ensino público proporcionando seu contato com os saberes necessários para a prática docente.Durante todo o processo foi observado como os alunos da rede de ensino tem o contato com a cooperação, e se levam algo de positivo para sua formação escolar ao deixarem de lado toda aquela maneira de ensino tradicional. Ao trabalhar com a aprendizagem cooperativa é aberto um leque de possibilidades para os estudantes desenvolverem sua interação com outros estudantes, a empatia, a organização bem como evitar problemas como procrastinação e trazer a interdependência positiva para a construção dos saberes estudantis.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa