ATUAÇÃO DO PRECE EM SALA DE AULA. ESTÍMULO AO AUTODESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE.

Autores

  • Janderson Bruno Oliveira Carolino
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

Este relato objetiva apresentar a experiência pedagógica desenvolvida, por mim, como bolsista do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) no primeiro semestre de 2019 no Projeto de Iniciação à Docência nas turmas da disciplina de Matemática em duas escolas, sendo uma profissionalizante e uma de ensino regular, e outra em Fortaleza que também foi privilegiada com a metodologia de células cooperativas. Essa atuação pedagógica fundamentou-se no modelo da aprendizagem cooperativa desenvolvida no PRECE que propõe ações de caráter mais inovador à educação cearense desde 2010. Uma das premissas utilizadas é a autodeterminação que por meio de estímulos constantes trazidos pelas parcerias estudantes - estudantes e estudantes – professores, posta em prática, nas atividades propostas na intenção de melhorar o modo como cada aluno aprende. Nos modelos propostos, consta a utilização para elaboração de planos de aulas do modelo ETMFA (exposição introdutória, tarefa individual, meta coletiva, fechamento e avaliação individual) pelos professores, oportunizando a eles e aos alunos modos de atividades que rompem com o modelo tradicional de ensino predominante ainda na cultura escolar nacional. Esse modelo de aula cooperativo intenciona melhorar a relação entre professor-aluno, por meio da premissa ”Professor-Alunos”, do PRECE, a qual possibilita que os alunos enxerguem a si próprios como responsáveis pelo seu processo de ensino e possam compreender o que conseguem aprender. Para esse estudo foi observado à sala de aula de professores e registrando atividades por eles realizadas, atividades que seguiram o modelo ETMFA e observaram-se um bom resultado dos alunos. Foi percebido que os alunos de ambas as escolas participaram ativamente. Por fim, observou-se o cumprimento das metas, sendo notados também os pontos positivos por parte dos estudantes dessa nova técnica que privilegia a cooperação e solidariedade, não a competição, trazendo-lhes uma nova possibilidade para estudo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa