BRINCANDO EM GRUPO: UMA RELEITURA DO UNO SOB OS PRESSUPOSTOS E TÉCNICAS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Autores

  • Antonio Breno Alves Barros
  • Alana Martins Braga
  • Joyciane Rodrigues Firmino
  • Hermany Rosa Vieira

Resumo

O estudo desenvolvido neste trabalho tem por objetivo analisar em qual medida o jogo UNO™ promove o individualismo e a competição entre seus jogadores, enquanto busca estabelecer uma proposta alternativa de releitura concisa sobre sua jogabilidade e a possibilidade de realizar adaptações, de forma a incentivar a cooperação entre os participantes. A partir de um estudo teórico-prático, sob abordagens metodológicas diretas e de intervenção em uma Interação, que consiste em uma atividade realizada pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), sendo usada nesse estudo com a finalidade de jogar na prática com os bolsistas do mesmo programa, e das técnicas de trabalho em grupo descritas por Paloma Gavilán e Ramón Alario (2015). Este trabalho apresenta também um estudo de caso teórico-prático com propostas alternativas de jogabilidade e articulação que promovem e estimulam a inclusão, o trabalho em grupo e a sinergia, aspectos essenciais da Aprendizagem Cooperativa, teoria desenvolvida por Johnson & Johnson (1975) que visa estimular diferentes competências organizacionais, pessoais e interpessoais entre indivíduos em um ambiente predominantemente acadêmico. A partir da análise dos dados coletados dos questionários, comprovou-se a eficiência da metodologia utilizada enquanto ferramenta de adaptação e aprimoramento da jogabilidade, conferindo à adaptação o caráter de contraproposta positiva para o jogo, à medida em que colaborou para o desenvolvimento da Responsabilidade Individual, a Interação Promotora e a Interdependência Positiva (pilares da Aprendizagem Cooperativa) entre os indivíduos participantes do experimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa