CÉLULAS AUTÔNOMAS E SOLIDÁRIAS DE APRENDIZAGEM COOPERTIVA (CASA-C): VIVÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR LINHARES

Autores

  • Jamile Bezerra Pontes Lima
  • JosÉ Almir Melo da Silva Junior

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar as vivências ocorridas em uma escola pública da cidade de Fortaleza, Escola Municipal Monsenhor Linhares, no período entre março e junho de 2019. Estas experiências foram possibilitadas através do Programa de Estímulo a Cooperação na Escola (PRECE), mais especificamente por um de seus eixos, o projeto Células Autônomas e Solidárias de Aprendizagem Cooperativa (Casa-C). A célula feita na escola denominava-se Letras e Línguas (LETRALÍN) e focava em dois temas de estudo, sendo o primeiro, leitura e interpretação de textos em língua portuguesa e o segundo, ensino e aprendizagem de francês nível iniciante. Para tanto, foram utilizados alguns pilares da aprendizagem cooperativa (processamento de grupo; responsabilidade individual; ênfase na interdependência positiva; competência social e estímulo à interação promotora) além das premissas do PRECE (parceria professor-estudante; responsabilidade individual; educação emocional; cooperação; ênfase na solidariedade), orientando os estudantes a utilização de uma metodologia mais solidária e menos competitiva. Durante estes três meses foram observadas mudanças significativas no comportamento dos estudantes, destacando-se o fortalecimento dos laços e o aumento do interesse nos conteúdos abordados. Espera-se que este trabalho possa contribuir para pesquisas futuras na área da educação e da aprendizagem cooperativa, visto que demonstra algumas experiências práticas ocorridas no ambiente de aprendizado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa