COMO O PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS INTERFERE POSITIVAMENTE NA VIDA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO ESTUDANTE DE LETRAS

Autores

  • Larissa Pontes de Melo Pires
  • AlverbÊnia Maria Alves de Lima

Resumo

Este trabalho foi elaborado a partir da vivência da autora, licencianda do curso de Letras da UFC, durante 2019, no Projeto Letras Solidárias. O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância que a vivência no Projeto tem na formação acadêmica e profissional do estudante de Letras, visto que esse só possuirá prática docente nos últimos semestres da graduação. Atualmente, o Letras Solidárias é desenvolvido pelo Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), programa de bolsa da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará. Os bolsistas do projeto têm uma carga semanal de 12h no qual a realizam fazendo revisões de redações de estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino e participando de formação presencial, momento em que os bolsistas aprimoram suas revisões por meio da metodologia da Aprendizagem Cooperativa (A.C) (DAVID E ROGER JOHNSON, 1998). Nas formações presenciais, sempre foi realizado o trabalho em equipe, o que ajudou a melhorarmos em diversos aspectos, como ouvir melhor o outro e saber lidar com as diferenças. Além disso, as tarefas individuais foram essenciais para desenvolverem outras habilidades, como a responsabilidade individual e a relação com alunos de Ensino Médio por meio das revisões realizadas para esses. Assim, atuando como revisora no Projeto e vivenciando a metodologia da A.C, tive a possibilidade de aprender mais sobre responsabilidade individual e como essa impacta na atividade coletiva, o que me possibilitou uma nova percepção de trabalho, aumentando minha capacidade de socializar e trabalhar em equipe. Além disso, percebi a importância do indivíduo como parte integrante e fundamental do coletivo, o que me foi possibilitado pela vivência das premissas do PRECE. Dessa forma, essa experiência possibilitou desenvolver novas habilidades, aprender a trabalhar em equipe, lidar com o outro e lidar com os alunos, que é uma experiência essencial para uma futura docente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa