COMO O PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO GRADUANDO DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Mariana Magalhaes Maciel
  • Aliny da Silva Portela

Resumo

O presente trabalho baseia-se na experiência de uma estudante do curso de Letras Português Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC) como bolsista novata do projeto Letras Solidárias, vinculado ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), durante 2019.1. O principal objetivo deste trabalho é, portanto, relatar as experiências vivenciadas dentro do projeto Letras Solidárias e de como essa experiência enriquece o processo de formação do graduando de Letras. No projeto, os bolsistas novatos assumem como principal função auxiliar na produção e interpretação de textos dissertativos argumentativos de alunos do ensino médio, contribuindo, por meio de revisões pautadas nos princípios da Aprendizagem Cooperativa (A.C) e nas premissas do PRECE, com o aprimoramento das redações modelo ENEM produzidas pela EEEP Alan Pinho Tabosa, principal escola beneficiada pelas ações do projeto. A atuação como revisora foi realizada após a aprovação no processo seletivo do programa, sendo esta atuação auxiliada por formações e preparo adequado para que os bolsistas novatos pudessem conhecer mais profundamente as cinco competências avaliadas na redação modelo ENEM e, dessa forma, revisar redações na plataforma online do projeto. Tais formações foram estruturadas dentro dos elementos do modelo da A.C sistematizado por David e Roger Johnson. Por meio da experiência, foi possível perceber que o projeto se revela importante dentro da UFC e para todas as escolas as quais ele beneficia, ele também se tornou a primeira oportunidade de muitos estudantes do curso de Letras de poderem atuar nas suas áreas acadêmicas. Além disso, como o projeto utiliza a A.C, ele não só auxilia na formação universitária e profissional dos bolsistas, como também nas formações humanas, com a utilização das premissas do PRECE, visando um clima emocional agradável, de ensinar a importância da empatia em um meio escolar para os futuros professores em formação que ingressaram como bolsistas novatos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa