CONSTRUINDO UMA NOVA ESCOLA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO EM PRÁTICAS COOPERATIVAS

Autores

  • Natyelle Martins da Silva
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

Este trabalho parte das experiências vivenciadas enquanto aluna de Letras Libras, bolsista do - Programa de Estímulo à Cooperação na Escola, no projeto de Iniciação à Docência em Aprendizagem Cooperativa, ( PRECE) existente na Universidade Federal do Ceará. O PRECE, tem exercido um papel fundamental na história da educação no Ceará e na construção de uma nova escola, com o objetivo de ressignificar o papel da educação as formas e métodos de ensino presentes em nossa sociedade, que assumem uma lógica burocrática, corporativa, detentora de um processo de institucionalização da educação onde  só visa excelência nos resultados, não considerando a subjetividade de cada estudante e os demais desafios sociais que impossibilitam uma vivência positiva no âmbito escolar, confundindo escolas com empresas. Buscamos repensar o modelo escolar imposto em nossa sociedade assim como sua eficácia, a partir das experiências adquiridas no projeto e a partir de leituras que fomentam nosso embasamento teórico, como os irmãos Johnson, Rubem Alves entre outros, explicaremos quais as técnicas e estratégias aplicadas nas Escolas da Rede Estadual de Ensino do Ceará, a partir das premissas do programa capacitando jovens estudantes, futuros professores a adquirir práticas que visem a melhoria de convivência e aprendizagem para todos os sujeitos, construindo uma nova escola, uma nova política educacional, tendo como marco a cooperação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa