CONSTRUÇÃO DE UM HORTO MEDICINAL NA ESCOLA SÃO JOSÉ DOS ARPOEDORES.

Autores

  • Fabricio da Silva Vasconcelos
  • Aurilene Cavalcante Rodrígues
  • Raul Shiso Toma

Resumo

A construção do horto Medicinal na escola: EEFM. São José dos Arpoadores, surge da necessidade de aproximar a escola pública da Universidade, além de promover o saber medicinal, através da fabricação de lambedores caseiros, xaropes e chás, onde poderá ser utilizado pelos discentes, docentes e comunidade escolar. O objetivo desse trabalho foi auxiliar na construção do horto escolar, mostrando para os alunos a importância do solo no desenvolvimento das espécies de plantas medicinais. Esse trabalho foi conduzido na escola EEFM. São José dos Arpoadores localizado no bairro Colônia, Fortaleza - Ce. Foi feita uma formação promovida pelo estudante de graduação em agronomia para com os estudantes da escola no intuito de mostrar a técnica de manejo do horto e da vermicompostagem. Foi utilizado a metodologia da aprendizagem cooperativa, onde os alunos foram divididos em equipes. Posteriormente, foi construído uma vermicomposteira, utilizando-se, Anelídeos para formação de húmus. Por último foi aplicado um questionário para avaliar o desempenho dos estudantes. Analisamos que 37% dos alunos obtiveram um conhecimento satisfatório sobre matéria orgânica depois da apresentação, e apenas 10% insatisfatório. Quando perguntados sobre a importância dos microrganismo na disponibilização de nutrientes no solo cerca de 60% consideraram a atuação dos microrganismos muito satisfatório e apenas 3% consideram insatisfatório. Sobre a apresentação, cujo tema foi sobre anelídeos cerca de 47% consideraram muito satisfatório quanto aos assuntos abordados, e apenas 13% classificaram como insatisfatório. Diante dos supracitados, os assuntos abordados durante a formação teórica promovida pelo estudante de agronomia foram essenciais para a construção do horto medicinal da escola, além de contribuir para o conhecimento ambiental dos estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa