CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS À FUTURA PRÁTICA DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA

Autores

  • Lady Laura Melo Pereira
  • AlverbÊnia Maria Alves de Lima

Resumo

Este trabalho se deu a partir da experiência vivenciada no Projeto Letras Solidárias, pertencente ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), durante o período de abril a junho de 2019 na condição de bolsista do Projeto e aluna do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesse sentido, o presente resumo tem por objetivo discorrer sobre a experiência vivida no Letras Solidárias e as contribuições teórico-metodológicas presentes no PRECE ao futuro pedagogo. Este trabalho se justifica pelo fato de ser fundamental ao graduando conhecer alternativas mais eficientes e eficazes de trabalho em equipe e reflita sobre seus benefícios para o educando e o educador, rompendo assim, com a concepção tradicional de ensino. Isto posto, a experiência no Letras Solidárias se deu por meio de formações e atividades semanais do Projeto sobre a revisão textual, sobre o PRECE e a metodologia que o fundamenta, a Aprendizagem Cooperativa, em que essa estimula o protagonismo do aluno e a parceria com o professor por meio de procedimentos metodológicos (JOHNSON; JOHNSON; SMITH, 1998). Ademais, ao mesmo tempo que iniciava essa experiência na bolsa, estudava a disciplina de Educação Popular no curso de Pedagogia, na qual me despertou o interesse de conhecer alternativas à prática docente tradicional. Tal interesse foi alcançado ao passo que tive mais contato com a Aprendizagem Cooperativa. Nesse contexto, tendo em vista os obstáculos enfrentados pelos docentes, desde sua formação acadêmica até sua atuação na escola, evidencia-se a importância do Projeto Letras Solidárias na medida em que o Projeto proporciona uma nova concepção de prática educativa, levando em consideração a autonomia e o protagonismo do estudante em conjunto com o educador por meio da metodologia da Aprendizagem Cooperativa presente no Projeto. Dessa forma, conclui-se que a experiência vivida é rica para o graduando que se preocupa com uma futura prática não tradicionalista.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa