DESAFIOS DA INSERÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA

Autores

  • Francisco Evaldo de Sousa Gomes Sobrinho
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise sobre os desafios de inserção da Aprendizagem Cooperativa em uma escola de ensino tradicional da rede pública municipal de Fortaleza, apresentando percepções, reflexões e questionamentos sobre as dificuldades e possibilidades na atuação como bolsista do Projeto Iniciação à Docência, do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola - Prece. São abordados, neste relato, aspectos em torno da formação teórico/metodológica de professores da educação básica em Aprendizagem Cooperativa, por meio da análise da Jornada Formativa para Facilitadores em Aprendizagem Cooperativa e Solidária, curso realizado pela rede Prece, com participação de professores, coordenadores e gestores da educação básica interessados na metodologia, da Secretaria Municipal de Educação – SME, de Fortaleza, e da Secretária da Educação do Ceará – SEDUC. Esse trabalho apresenta os resultados das observações realizadas durante a vigência dessas atividades de planejamento, auxílio e acompanhamento de professores, neste caso, da disciplina de História. Também são apresentadas questões com relação à ambientação do espaço da sala de aula e sua organização. Por fim, o trabalho faz uma reflexão sobre a desconstrução da centralidade docente e o desenvolvimento cooperativo e solidário dos estudantes. Conclui-se que a atuação como bolsista, integrado ao projeto de iniciação à docência em aprendizagem cooperativa foi importante, pois promoveu um contato mais direto com os professores, participantes da jornada formativa, proporcionando, em um segundo momento, o desenvolvimento de ações em parceria com os professores acompanhados dentro da escola.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa