DIFICULDADES PARA A INSERÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NAS ESCOLAS TRADICIONAIS

Autores

  • Jonas Oliveira Braga
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

Este trabalho disserta acerca das experiências vividas pelo autor no Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas – PRECE durante os meses de maio e junho de 2019 em duas escolas no município de Fortaleza, com várias turmas do Ensino Médio e teve como foco o acompanhamento de aulas com aplicação do método da aprendizagem cooperativa. Este relato se justifica pela importância da reflexão sobre o método de ensino atual utilizado na maioria das escolas do Brasil, assim como as motivações e objeções de se utilizar novos métodos para a transmissão do conhecimento em sala de aula e tem como objetivo discorrer uma análise sobre os desafios encontrados no ambiente escolar sob a luz de um estudo bibliográfico acerca da justificativa exposta. Durante a pesquisa notou-se que vários são os entraves para a aplicação de novas metodologias, que parte desde o despreparo do sistema educacional para a recepção desses alunos modernos - uma vez que o modo de ensinar não busca renovação, mas sim manter o que outrora funcionara, porém hoje não possui o mesmo rendimento - à sobrecarga dos educadores, que em inúmeros casos possuem mais de 10 turmas, com aulas curtas que não permitem o empenho do professor em criar novos meios de ensinar ou sequer aplicar alguma coisa nova já pronta. Portanto, torna-se necessário a identificação dessas objeções para que estas sejam superadas, permitindo, assim, aulas mais atrativas aos alunos e que os proporcionem maior aprendizado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa