DISSEMINAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO CEARÁ: A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO ADMINISTRATIVO DOS BOLSISTAS PARA COMPILAÇÃO E GERAÇÃO DE DADOS SOBRE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS.

Autores

  • Lara Maciel Teixeira
  • JosÉ Almir Melo da Silva Junior

Resumo

A educação, principalmente a partir do século XXI ainda está tentando resolver, majoritariamente, seus problemas usando conceitos do século XX. No mundo atual onde várias inteligências são abordadas, conceitos e modelos novos de estudos são instituídos e modalidades de ensino são aperfeiçoadas, isso simplesmente não funciona. O resultado acaba que se torna um ciclo de repetição quase que metódico onde o saber é passado sem nenhuma vivacidade ou experimentação pessoal e grupal de partilha de conhecimentos, fazendo que os alunos acabem não conseguindo serem eles mesmos autônomos com seus estudos, empáticos com seus colegas e responsáveis com seus deveres. Diante disso surgiu a importância do método de Aprendizagem Cooperativa, onde através da cooperação, em comparação com os esforços competitivos e individualistas, promove maior realização (bem como a retenção, raciocínio superior, geração criativa de novas ideias e transferência de aprendizagem). Portanto, o presente trabalho nasceu a partir da trajetória vivenciada – pela autora - no Programa de Estimulo a Cooperação na Escola (PRECE) durante seu período como assistente administrativa onde pôde acompanhar o desenvolvimento de seus colegas nas escolas e os dados adquiridos por eles e, a partir do arquivamento/correção/administração e compilamento desses dados, enxergar a necessidade deles para um maior aporte positivo de materiais referentes a Aprendizagem Cooperativa e sua posterior propagação. Tem como objetivo mostrar a importância do setor administrativo para garantir um tratamento adequado dos dados amostrais adquiridos através dos projetos Eu Curto a Universidade e Casa-C, onde serviu de material teórico de embasamento para crível da importância da aplicação da metodologia da aprendizagem cooperativa, resultando em dados de mais de 50 escolas visitadas no estado e mais de 2500 alunos alcançados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa