EDUCAR, UM ATO DE RESILIÊNCIA E EMPODERAMENTO NO PRECE: COMO A HISTÓRIA DE VIDA E O TRABALHO EM GRUPO PODEM TORNAR-SE PRECURSORES DE UMA EDUCAÇÃO COM EQUIDADE, SOLIDARIEDADE E EMPATIA
Resumo
O Letras Solidárias (L.S) é um projeto que constitui o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE). Esse projeto recebe a participação de bolsistas da Universidade Federal do Ceará (UFC), de uma rede virtual de revisores textuais voluntários e de coordenadores engajados, além dos próprios alunos da EEEP Alan Pinho Tabosa, principal escola beneficiada pelo projeto. O Letras tem como objetivo primordial o fomento da escrita e do hábito da leitura, contribuindo assim, não somente para o êxito acadêmico do estudante- a sua aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)- e para o protagonismo da equipe que faz parte do projeto, como também para a educação emocional destes através das práticas de competências socioemocionais que são trabalhadas nas atividades idealizadas pelo projeto. O presente trabalho visa, portanto, apresentar a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (A.C) a partir das vivências cooperativas realizadas no L.S no primeiro semestre de 2019 e a sua contribuição na perspectiva emocional dos que integram o projeto, dado que esta proporciona de forma significativa um ambiente mais agradável e de melhor convivência nas relações sociais e interpessoais de todo os indivíduos. O projeto visa desenvolver a educação emocional através da aplicação da oficina de história de vida e da leitura de memoriais dos participantes do projeto, resultando na elaboração de dedicatórias para os memoriais apreciados, além de atividades realizadas em grupo durante as formações, norteadas pelos cinco elementos da A.C sistematizados por David e Roger Johnson. Como resultado dessas atividades, percebeu-se a criação de um ambiente formativo com um clima emocional agradável e favorável para o desenvolvimento de habilidades sociais. Por meio das vivências no projeto foi possível identificar o papel fundamental da oficina de história de vida para o fomento da empatia e solidariedade nas atividades do projeto, pois o estímulo destas são imprescindíveis na contemporaneidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.