EDUCAÇÃO EMOCIONAL E O SEU PAPEL NA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM QUÍMICA NA UFC

Autores

  • Milena Carlota Lima
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumo

Este trabalho nasceu das vivências da autora no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola – Prece durante os seis meses iniciais do ano de 2019, na condição de bolsista do programa e discente do curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará. Por meio dessa análise, buscou-se discorrer sobre as práticas desenvolvidas e as observações realizadas durante o período, em especial, daquelas feitas com os professores de Química e como lidam com à realidade socioemocional de seus discentes. Este relato justifica-se pela relevância de vivências prévias da prática docente pelos licenciandos de Química para que possam refletir sobre sua formação e como devem lidar com a realidade escolar e o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada em uma escola da rede estadual do Ceará, no primeiro semestre de 2019, observando o contexto da sala de aula, destacando as principais dificuldades do processo de ensino para identificar modos de reverter essas adversidades do ensino dessa disciplina, baseados em pesquisas já realizadas sobre essa área e sobre os estudos da educação emocional, importantes suportes teóricos das interpretações deste estudo. Pode-se afirmar que por meio da formação inicial e continuada dos docentes, na área emocional, a aprendizagem discente poderia alcançar melhor rendimento escolar. Conclui-se também a necessidade da inserção de disciplinas na grade do curso de licenciatura em Química que busquem dar prioridade aos estudos sobre as emoções e sua relação com a melhoria do processo de aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa