EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: AFETIVIDADE COMO FORÇA POTENCIALIZADORA DA AÇÃO AFETIVA

Autores

  • Morganna Rangel Silva de Oliveira
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da valorização da educação emocional e da afetividade dentro do modelo de Aprendizagem Cooperativa proposta desenvolvida pelo Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), como um dos pilares do método de educação difundido pelo Programa. O trabalho foi motivado por reflexões decorrentes da experiência como bolsista durante três semestres no projeto CASA-C e um semestre no projeto Memorial, onde a autora teve mais contato com o local de origem do movimento, a comunidade do Cipó. O Prece relaciona as práticas do movimento a uma discussão teórica sobre o impacto da afetividade na geração de forças motivacionais internas aos indivíduos participantes do movimento. O objeto de estudo são os mapas dos afetos direcionados ao Prece e ao território da sede do Prece no Cipó, lugar que ao longo da história do movimento tem passado por modificações e melhorias executadas pelos próprios integrantes e pela comunidade. Nessa perspectiva, espera-se contribuir com referências teóricas para endossar a importância da disseminação da Aprendizagem Cooperativa como método que pode contribuir para a formação psicoemocional equilibrada dos estudantes, além de fortalecer e fomentar ações pró-ambientais em seu local de implantação e comunidade de entorno. São utilizados autores da Psicologia Ambiental, área de estudo correlacionada à Arquitetura, que é o curso de origem da autora, como BOMFIM (2010), que utiliza a ferramenta dos mapas afetivos para apreender os afetos relacionados ao território e propõe esta leitura de maneira sistematizada.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa