ESTUDO DO VOLUNTARIADO E SUAS MOTIVAÇÕES DENTRO DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Rodrigo Cesar Oliveira Araujo
  • Victor Henry Rodrigues Veras
  • Cláudia Vieira Coelho
  • Jose Wellington Franco da Silva

Resumo

O Programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis (PACCE) é um programa vinculado à EIDEIA (Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica). Ele busca aplicar na universidade a metodologia da aprendizagem cooperativa, a qual é baseada em cinco pilares que visam promover a interação e a cooperação mútua por meio de células estudantis. Elas são formadas por integrantes que se disponham a aprender de forma conjunta, sendo o aprendizado sempre perpassado pela confiança e ajuda dos integrantes da célula . Com uma seleção que ocorre no início de cada ano, o programa é composto por bolsistas e voluntários, sejam veteranos ou novatos, e observa-se que, comparado a outros programas da Universidade Federal do Ceará (UFC) a quantidade de voluntários que participam do programa é elevada, chegando a 40% dos bolsistas . Em virtude dos fatos supracitados, o objetivo do presente artigo é compreender as motivações que levam os voluntários a manter as suas atividades no programa e, para adquirir-se dados acerca dessa temática, foi utilizada a ferramenta de formulários online veiculados nas mídias digitais do programa, além de entrevistas presenciais com algumas pessoas selecionadas que são ou já foram voluntárias do programa. Como resultados , os voluntários demonstram motivações além das financeiras para a permanência no programa, tais como identificação com a metodologia aplicada, os laços de amizade e o sentimento de pertencimento à universidade criado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa