EU CURTO A UNIVERSIDADE: UM OLHAR SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS PARA INGRESSAR NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Carla dos Santos Correia
  • JosÉ Almir Melo da Silva Junior

Resumo

O presente trabalho visa estabelecer um relato de experiências adquiridas pela autora como aluna do curso de Teatro da Universidade Federal do Ceará e bolsista do PRECE, em escolas públicas de Fortaleza, através do projeto Eu Curto a Universidade, que atua como veículo pedagógico e motivacional para que alunos da rede pública possam ingressar no Ensino Superior. A importância deste relato está no âmbito da motivação de alunos oriundos do ensino público em continuar os estudos e cursar uma graduação, além da reflexão sobre como a Universidade é vista dentro do ambiente escolar público, por alunos financeiramente desfavorecidos. Para estimular a motivação dos alunos, o projeto se utiliza do formato de apresentação, se utilizando muitas vezes da ludicidade para atingir o objetivo. Apenas 36% dos alunos que concluem o ensino médio em escolas públicas ingressam na Universidade, os dados são do relatório do IBGE, publicado em 2018. Ainda segundo ele, quando o aluno é oriundo da escola particular, o número sobe para 79,2%. Nesse contexto, se faz muito importante a existência e execução do projeto Eu Curto a Universidade, que leva informações importantes sobre a universidade, suas formas de ingresso, bolsas, auxílios, estrutura, cursos, projetos de extensão, residência universitária etc.; de maneira lúdica e utilizando linguagem e identidade visual adequada à faixa-etária dos alunos. Os bolsistas compartilham suas experiências de ingresso, todos também oriundos de escola pública, e contam sobre a rotina da Universidade, objetivando aproximar os alunos dessa realidade e fazer com que se sintam seguros para prestar o vestibular e iniciarem uma nova etapa na jornada de suas vidas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa