EXPERIÊNCIAS DE PROTAGONISMO E COOPERAÇÃO DOS LICENCIADOS EM QUÍMICA DO PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • Ewerthon Nunes Costa
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumo

Este trabalho advém da vivência do autor, durante o primeiro semestre no ano de 2019, na condição de bolsista efetivo no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola – Prece e estudante no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Ceará – UFC. O presente estudo tem como propósito dissertar sobre as atividades desenvolvidas para o protagonismo estudantil e a cooperação entre estudantes, objetivando proporcionar vivências inovadoras no ambiente escolar que rompam com o modelo tradicional de ensino. Além disso, buscou-se com este trabalho observar as práticas docentes dos professores de Química, frente às questões socioemocionais dos discentes no âmbito da educação básica. Este trabalho justifica-se pelo fato de ser essencial à formação do licenciando a vivência de situações concretas no seu processo de formação inicial, uma vez que proporcionará preparo inicial e ambientação em seu campo de atuação docente, em especial, na relação entre professor e estudante. Esta pesquisa qualitativa foi executada numa escola no estado do Ceará, na cidade de Pentecoste, com três turmas do primeiro ano do ensino médio, quando foram desenvolvidas atividades de aprendizagem cooperativa com estudantes e observados as práticas de professores do curso de Química. Neste estudo inicial, pode-se verificar falhas no modo de ensinar dos estudantes de ensino médio, ambaradas nas discussões teóricas e nas observações realizadas na escola no período. Por fim, conclui-se que é necessário a implementação de disciplinas na grade curricular do curso Química que favoreçam ao desenvolvimento de processos formativos na área da educação emocional, possibilitando aos futuros docentes novos modos para a resolução de conflitos que sujam no cotidiano escolar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa