HABILIDADES SOCIAIS NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS: SEUS BENEFÍCIOS NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO

Autores

  • Ana Beatriz Uchoa Nogueira
  • AlverbÊnia Maria Alves de Lima

Resumo

O presente trabalho busca destacar as experiências vivenciadas como bolsista do Letras Solidárias, projeto que faz parte do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola- PRECE, da Universidade Federal do Ceará. O programa e o projeto trabalham com a metodologia da aprendizagem cooperativa, estruturada por David e Roger Johnson (1998), que pode ser definida como um método baseado na ajuda mútua para um aprendizado com equidade. Durante o ano de 2018, minha experiência no projeto Letras Solidárias foi satisfatória, pois pude exercitar, mediante as atividades realizadas, algumas habilidades sociais, como a interação social e a empatia com as pessoas, bem como saber ouvir quando necessário. O uso das habilidades sociais é dos elementos da Aprendizagem Cooperativa, sendo o exercício e o aprendizado dessas habilidades sociais oportunizados nas atividades semanais tanto em grupo de forma presencial, como individual de forma on-line. A percepção sobre essas experiências se deu por meio de pesquisas sobre como a interação social ajuda no melhoramento acadêmico de seus alunos e sobre a importância das habilidades sociais na vida acadêmica, por meio de estudos realizados pelos autores Johnson e Johnson. Sendo assim, um dos resultados do qual motivou a escrita deste trabalho veio de uma experiência pessoal ao realizar algumas atividades acadêmicas ao longo do semestre 2019.1, na Universidade Federal do Ceará, em que as habilidades sociais conseguiram fazer com que houvesse um melhoramento significativo nas apresentações e elaboração dessas atividades. Dessa forma, este trabalho confirma a importância que as habilidades sociais podem vir a ter no âmbito acadêmico, como respeitar as diferenças de outras pessoas e a se colocar no lugar do outro, e como elas ajudam na evolução do estudante na instituição de ensino.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa