IMPACTO DE CÉLULAS COOPERATIVAS NÃO DISCIPLINARES SOBRE ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
A aplicação de células de aprendizagem cooperativa, em específico sobre esportes e atividades de lazer, apresenta inúmeros desafios; desde o interesse e dedicação dos membros, até a disponibilidade e capacidade dos indivíduos em participar e conciliar os períodos de estudo com o grupo ao qual integra. Essas células abordam conteúdos que normalmente são extremamente atrativos e detêm impactos significativos físico e psicologicamente, quanto educacionalmente. Esse artigo objetiva abordar o impacto de células de lazer na redução do estresse do ambiente universitário, visto que a intensa carga de trabalhos acadêmicos em curto prazo exige muito do estudante, e no aumento do interesse e da frequência de membros, já que a ludicidade se torna, em um ambiente acadêmico, uma válvula de escape para esses estudantes. Além disso, há a possibilidade de ratificar todos os cenários e os estudos que indicam a relação do lazer e da diminuição da pressão dentro da faculdade, com a melhoria do desempenho educacional e do bem estar e saúde dos indivíduos.Foram analisadas as células de esportes coletivos e jogos de tabuleiro e mesa, discutindo sobre seus obstáculos e resultados, por meio de relatos e entrevistas de articuladores e integrantes dessas células; além da verificação do desempenho dessas células de aprendizagem cooperativa dentro da universidade pelo comparativo de dados do programa quanto a frequência e resultados desses projetos. Analisando as entrevistas e os dados do Programa, é possível ratificar a conexão direta entre as células de aprendizagem cooperativa não disciplinares com a melhoria substancial do desempenho acadêmico e da presença dos membros, desde as células até as disciplinas da grade curricular. Observa-se que o uso das células não disciplinares, embora não muito comuns, apresentam elevado nível de integrantes e de frequência, além de alto índice de aprovação destes quanto aos impactos que elas ocasionam sobre seu desempenho universitário.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
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