IMPACTO DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS NA PERMANÊNCIA DE ALUNOS NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Igor Pinheiro Prata
  • Rosangela Maria Damasceno de Lima
  • Lucas Augusto Pimenta Alves
  • Juan de Dios Bustamante Junior

Resumo

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) oferece um ambiente com suporte emocional e de convivência que permite os alunos se encontrarem e se definirem dentro da universidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar se as Células de Aprendizagem Cooperativas, desenvolvidas pelo PACCE, executadas na Universidade Federal do Ceará (UFC), estimulam os estudantes bolsistas a permanecerem na universidade. A metodologia do trabalho baseia-se em estudos de caso comparativos, por meio de formulários on-line e entrevistas semiestruturadas realizadas com dois bolsistas do programa, uma de 2017 e 2018. A hipótese é que o programa de aprendizagem cooperativa estimula a permanência na universidade através de suas atividades. A partir dos resultados dos formulários e dos relatos dos entrevistados, constatou-se a hipótese de que 68,4% dos alunos tendem a permanecer na universidade ao participarem do Programa de Aprendizagem Cooperativa, além de outros aspectos como o psicológico, onde 94,7% dos participantes constataram que o programa ajuda a melhorar a saúde mental. Concluiu-se que o ambiente proporcionado pelo PACCE utilizando a aprendizagem cooperativa estimula os alunos a permanecerem na universidade devido aos estímulos oferecidos pelo programa que geram um sentimento de pertencimento com o adicional da convivência com alunos dos demais cursos, permitindo que os membros do PACCE tenham um melhor entendimento de tudo que é oferecido pela própria universidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa