IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTE EM SALA DE AULA

Autores

  • Ricardo da Costa Lima
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

Este trabalho desenvolvido por um aluno do curso de Química da Universidade Federal do Ceará – UFC durante o período do primeiro semestre do ano de 2019, objetivando discorrer sobre a experiência de bolsista do Programa de Estímulo a Cooperação na Escola – PRECE utilizando em sala de aula a metodologia da aprendizagem cooperativa. Nesse período, acompanhou-se a rotina de variadas turmas do ensino médio de uma Escola Estadual de Educação Profissional do Município de Fortaleza – CE com a finalidade de contemplar a Aprendizagem Cooperativa na prática juntamente com a preparação teórica disponibilizada pelo Programa. Assim, nesse estudo introdutório pode-se encontrar uma breve avaliação comportamental das turmas e dos docentes nas escolas durante as aulas utilizando a metodologia. Com isso, tendo em mãos os dados e o material teórico uma síntese envolvendo os benefícios da parceria professor-estudante em sala de aula foi discutida no âmbito escolar. E por fim, podemos considerar que a integração entre universidade e escola pública realizada pelo Prece vai além do que a graduação em licenciatura poderia contemplar. E em vista disso, pode-se compreender assim o objetivo de atuação do programa que é promover a inclusão social por meio da melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica e no Ensino Superior por meio do intercâmbio de conhecimentos entre universitários e estudantes da educação básica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa