JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO CONTEMPLANDO O MÉTODO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Autores

  • Jardel Silva Freitas
  • Felipe Sampaio do Nascimento Melquiades
  • Paulo Ivo Mitoso Neto
  • Juan de Dios Bustamante Junior

Resumo

O trabalho pretende analisar através de pesquisa bibliográfica a utilização de jogos digitais e/ou analógicos como ferramenta alternativa de ensino-aprendizagem, contemplando a metodologia da aprendizagem cooperativa e seus cinco pilares, descritos como fundamentais por Johnson & Johnson (1999) para esse processo educacional. Jogos e atividades lúdicas funcionam como um complemento aos métodos de ensino que, por sua vez, são cada vez mais completos e buscam, de forma efetiva, concretizar o processo de aprendizagem, e ainda servem como possibilidades de aprimorar as técnicas de ensino existentes. Desse modo, apresentamos uma discussão de como jogos e práticas lúdicas comprovam-se como mecanismos de educação eficazes. Ao mesmo tempo, atendem às indispensáveis características específicas do processo isoladamente, a aprendizagem cooperativa, sendo elas interdependência positiva, responsabilidade individual, interação face-a-face, habilidades sociais e o processamento de grupo. Os resultados demonstram que as contribuições dos jogos para a educação, como ferramenta que não só promove alternativas promissoras e eficazes na abordagem de ensino, mas também como uma ótima possibilidade de incentivar interações, autonomia, desenvolvimento de habilidades sociais, responsabilidades individuais, protagonismo significativo, melhor convívio em grupo e desenvolvimento humano reforçados pelo uso dessa metodologia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa