LETRAS SOLIDÁRIAS: UMA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PARA O ESTUDANTE DE LETRAS

Autores

  • Ana Joyce Mesquita Felix
  • AlverbÊnia Maria Alves de Lima

Resumo

O presente trabalho surgiu a partir de experiências vividas no Projeto Letras Solidárias, no semestre de 2019.1. Esse projeto está vinculado ao Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas (PRECE), programa de bolsas da Universidade Federal do Ceará. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo relatar essa experiência atribuindo e enfatizando sobre sua importância para o estudante e futuro profissional de Letras, que às vezes acaba não tendo experiência profissional na área em que se está recebendo formação. As experiências vivenciadas no projeto Letras Solidárias se deram por meio de oficinas formativas, as quais eram utilizadas para um maior reforço e entendimento das cinco competências exigidas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com isso, houve maior aprofundamento dos assuntos referentes ao texto dissertativo-argumentativo, de produção textual e de revisão de redações, contribuindo assim, de forma prática com a formação profissional. Essas atividades formativas aconteceram no Instituto Coração de Estudante (ICORES) e seguiam os pilares da Aprendizagem Cooperativa de acordo com David e Roger Jonhson. Isto posto, conclui-se que essa experiência, que mescla a teoria por meio das formações com a prática, contribui para um maior aprendizado e manejo em relação à iniciação ao magistério, além de proporcionar a experiência com a metodologia anteriormente citada, a qual faz parte da base do projeto. Por fim, é notória a importância desse projeto, pois aprender a ministrar oficinas e a revisar redações de forma solidária utilizando de uma metodologia inovadora como a Aprendizagem Cooperativa é imprescindível para um futuro docente que busca um ambiente de ensino e aprendizagem saudável.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa