MONITORIA DE BIOLOGIA: UMA ALTERNATIVA PARA UM MELHOR DESEMPENHO EM BIOLOGIA NO ENEM

Autores

  • Ana Erika Martins Fernandes
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumo

O projeto Monitoria de Biologia nasceu da necessidade dos estudantes de ensino médio de compreenderem os assuntos dessa disciplina no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Foi observado que na escola de ensino médio profissionalizante de Pentecoste, que estudantes relataram dificuldades em algumas temáticas dessa disciplina. Desta forma, organizou-se o Projeto fazendo o uso da metodologia de Aprendizagem Cooperativa desenvolvida na escola pelo Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas (Prece). As atividades do Projeto iniciaram-se em 2019, com o curso ofertado para todas as séries da referida escola, contando com 40 inscrições. Para essa primeira turma, foram selecionados os seguintes assuntos: Biologia celular, Biologia vegetal, Microscopia, Educação sexual e Genética básica. Acredita-se que a escolha destes assuntos possibilitaria um maior entendimento e facilidade pelos estudantes em relação ao ENEM, pois é importante fazê-los aprimorar seus conhecimentos nesses assuntos de maneira participativa e colaborativa, a fim de compartilhamento desses assuntos e promoção de um ambiente agradável de aprendizado cooperativo. Além disso, a Monitoria de Biologia conta com a participação de estudantes da Universidade Federal do Ceará, bolsistas do Prece que dedicam-se colaborando para a realização das atividades, que objetivam estimular os estudantes a permanecerem envolvidos com a educação pública e com causas sociais e educacionais. O Prece também contribui com a motivação de outros estudantes que anseiam, um dia, estudarem no ensino superior, contribuindo para o desenvolvimento social da cidade de Pentecoste, mantendo, assim, o ciclo de solidariedade estudantil.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa