O CARÁTER MULTIFACETADO DO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS E O DESENVOLVIMENTO DA AUTOEFICÁCIA NO PROFISSIONAL DE LETRAS

Autores

  • Carla Caroline Melo Ribeiro
  • Aliny da Silva Portela

Resumo

Há um vasto campo de atuação para o profissional formado em Letras, todavia, esse fato não é de conhecimento geral, levando-se sempre à conclusão de que a carreira docente consiste no único caminho a ser seguido. Portanto, o âmbito acadêmico não prepara os indivíduos para atuação nas diversas áreas que lhe são possíveis. Este relato visa demonstrar a maneira como o Projeto Letras Solidárias, componente do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), concebe uma modalidade plural do desenvolvimento da atuação do letrólogo, promovendo uma evolução de mais habilidades do bolsista, fato que proporciona o desenvolvimento da autoeficácia, conceito desenvolvido por Bandura (1986) e abordado por Bzuneck, tornando-o consciente de suas capacidades e preparado para as diversas áreas que o esperam, além de torná-lo capaz de reconhecer os âmbitos com os quais é compatível, visto que o contato com as diversas ações proporciona um maior autoconhecimento e uma maior probabilidade da escolha certa de carreira, formando um profissional plural e ativo, mas direcionado. Esse processo é possível por meio da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa de David e Roger Johnson (1999), utilizada diretamente pelo Projeto, incentivando o protagonismo e a autonomia. As experiências que resultaram na construção desse relato foram compreendidas nos períodos de 2018.1, 2018.2 e 2019.1. No primeiro período, a experiência consistia, especificamente, na revisão de redações modelo ENEM de estudantes da EEEP Alan Pinho Tabosa, escola modelo na utilização da metodologia citada anteriormente. No segundo e terceiro períodos, a experiência e as habilidades citadas anteriormente foram adquiridas por meio da atuação tanto como revisora quanto como membro da equipe de apoio interno à coordenação do projeto, no acompanhamento realizado dos revisores solidários externos. Desse modo, por meio dessas experiências, prova-se o quanto o Projeto Letras Solidárias é relevante na formação completa do letrólogo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa