O DESAFIO DA VOZ FEMININA NA SALA DE AULA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA ATUANDO PELO PRECE/UFC

Autores

  • Livia Araujo da Silva
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

Este trabalho surge do conhecimento empírico adquirido pela autora no período em que atuou como bolsista pelo Programa de Estímulo à Cooperação na Escola, durante os anos de 2018 e 2019, tendo atuado na condição de graduanda no curso de Licenciatura em História, ademais ao conjunto de suas experiências teórico e prático no ensino de História. O presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca das experiências obtidas, leituras, observações e vivências de sala de aula como sujeito do gênero feminino. Justifica-se o presente relato pela importância do conhecimento adquirido dentro da graduação e o contato com a sala de aula, ingressando o graduando na escola durante seu período de formação profissional, aproximando o contato com dificuldades do ambiente escolar sendo aqui destacado a disputa pela legitimidade da fala feminina e as demais barreiras de educadoras e educandas como sujeitos femininos no âmbito escolar. O incentivo social à rivalidade feminina, que corrobora a competição entre os sujeitos do gênero feminino, a deslegitimação da fala, e até mesmo temas delicados como a negação ao direito de aborto no Brasil e como essas questões ligadas ao gênero influencia no aprendizado de mulheres. Além disso, se propõe a trabalhar a problemática dentro da sala de aula buscando no meio educacional, em especial dentro da metodologia cooperativa, uma saída para a estruturação do sistema patriarcal ou ao menos uma forma de amenizar os efeitos desse sistema dentro do ambiente escolar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa