O ENSINO DE FILOSOFIA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: LER, PENSAR E PRODUZIR

Autores

  • Davi Bernardo da Mata
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

Este trabalho emergiu a partir da trajetória vivenciada no Programa de Estímulo a Cooperação na Escola (PRECE) através do Projeto de Iniciação à Docência, durante o ano de 2019 na condição de aluno do curso de Licenciatura em Filosofia na Universidade Federal do Ceará. O presente relato tem como objetivo apresentar como o ensino de filosofia pode ser potencializado e aperfeiçoado a partir da metodologia da Aprendizagem Cooperativa. A ideia é demonstrar que na Aprendizagem Cooperativa as competências essenciais para uma ´´atitude filosófica`` podem ser facilmente desenvolvidas, são elas: ler, pensar e produzir. Este relato justifica-se pelo fato de ser importante repensar o ensino de filosofia nas escolas públicas e destacar como o papel da Aprendizagem Cooperativa nesse contexto pode melhorar gradativamente o ensino da disciplina. As observações aconteceram na EEEP Joaquim Antônio Albano, em todas as dez turmas de ensino médio, acompanhando diariamente em sala de aula as dificuldades e conquistas alcançadas durante o processo de transição entre aulas expositivas e aulas em Aprendizagem Cooperativa. Por fim, sabe-se que o ensino de qualquer disciplina sempre pode ser aprimorado, por isso a importância do PRECE e da Aprendizagem Cooperativa na formação de um futuro docente, tendo em vista que o objetivo desse programa é repensar uma nova forma de educar, a partir da cooperação e da solidariedade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa