O HÁBITO DIGITAL, A EDUCAÇÃO E O NOVO PARADIGMA DO PENSAR

Autores

  • Sidney Guerra Reginaldo

Resumo

Cada vez mais o hábito digital tem modificado o comportamento humano e isso tem causado impacto nas relações sociais. Esse fenômeno tem afetado a interação entre as pessoas, baixando os níveis de cognição e assimilação de conteúdos, considerando que cada vez mais passam o tempo sozinhas conectadas ao mundo virtual. Isso foi constatado por meio de um estudo elaborado pela Universidade Israelense de Bar Ilan, divulgado pela agência Efe, baseados em testes realizados com 700 pessoas. O estudo ainda constatou que, como essas pessoas passam muito tempo sozinhas sentem-se negligenciadas pelo seu entorno social, dificultando sua capacidade de reintegração em atividades sociais e aumentando cada vez mais o problema de alienação nas relações sociais. Apesar desse estudo constatar talvez o óbvio, sob o ponto de vista da observação, basta olhar para o lado que nesse momento você estará diante de uma pessoa isolada acessando por meio de algum aparelho o mundo virtual, traz grandes preocupações para a educação tanto doméstica como a da escola. A reflexão que se faz, principalmente na área da educação, é em relação as metodologias e os métodos no processo de ensino e aprendizagem que devem ser utilizados em sala de aula, considerando a construção social do conhecimento e a formação dos alunos. A natureza do valor do conhecimento, não perpassa, simplesmente, em saber o resultado de uma consulta feita ao sistema de busca na internet e reproduzi-lo sem dissociá-lo a um pensamento crítico e criativo. O uso de métodos rigorosos, no processo de ensino e aprendizagem, como foi utilizado em gerações anteriores (Baby Boomer, “X" e “Y”) não tem funcionado na geração dos Millennials, crescida no mundo digital, e muito menos funcionará com a geração Alpha, que irá nascer no mundo digital. É preciso ter consciência de que a compulsão do uso desregrado do hábito digital, nesse momento, tem apresentado resultados desastrosos, na conjunção de fatores de socialização humana.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa