O IMPACTO DA REDUÇÃO DO USO E REUTILIZAÇÃO DE PAPEIS NO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS NO SEMESTRE DE 2019.1

Autores

  • Sabrina Rodrigues Lopes
  • José Humberto Veras da Silva Filho
  • Anna Madyanne Rabelo Raulino
  • Hermany Rosa Vieira

Resumo

A partir da segunda metade do século XX, a ideia da sustentabilidade ganhou destaque no meio científico e político, visando o uso sustentável de recursos para melhor integração do homem com a natureza. Ao longo dos anos, diversos pesquisadores desenvolveram diferentes práticas sustentáveis que, se adotadas de forma individual ou coletiva, ajudariam a reduzir os impactos gerados pelo homem, como, por exemplo, a redução do uso de papeis ou a sua reutilização. Buscando melhor se adequar as perspectivas sustentáveis, o Programa de Aprendizagem Cooperativa de Células Estudantis (PACCE), vinculado a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará, iniciou dois projetos no ano de 2019 que buscaram reduzir o uso dos papeis utilizados pelos bolsistas e pelos servidores vinculados ao programa. Por meio dos projetos desenvolvidos pelos bolsistas, as comissões de Apoio Interno e Formação formaram uma parceria para estimular a redução e a reciclagem de papel dentro do programa. Sendo assim, o presente trabalho buscou comprovar se as ações feitas com o intuito de diminuir o uso do papel realmente geraram impacto. O estudo tem caráter quantitativo e comparativo. Os dados da amostra analisada foram disponibilizados pelo Programa e teve o semestre de 2019.1 como base do nosso estudo de caso. Conclui-se que os projetos retornaram melhoria na redução e reutilização de papeis no PACCE no semestre de estudo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa