O PAPEL DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO FERRAMENTA PROPULSORA À EDUCAÇÃO PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA EM APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Autores

  • Bruna Goncalves de Almeida
  • Francisco Adauto Santiago Neto

Resumo

No presente estudo, disserta-se acerca dos desafios ao desenvolvimento de meios que auxiliem no estímulo à educação emocional em um ambiente escolar, muitas vezes, envolto por práticas tradicionais de ensino ainda enraizadas. Nessa perspectiva, o trabalho tem o objetivo de demonstrar como atuam os bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) vinculados ao projeto de Iniciação à Docência e de que forma utilizam a metodologia da Aprendizagem Cooperativa para promover a ampliação de competências emocionais entre estudantes de escolas públicas. Nesse sentido, a atuação desenvolveu-se em uma escola pública da rede estadual de Fortaleza (CE), em turmas de 1° ano do ensino médio. Nesse viés, a pesquisa fundamenta-se em uma abordagem explicativa de natureza qualitativa, em que serão analisados os estudos dos pesquisadores David Johnson e Roger Johnson acerca da Aprendizagem Cooperativa no processo de ensino-aprendizagem e as pesquisas do sociólogo Juan Casassus a respeito de educação emocional. Como resultante, observou-se o crescente número de estudantes que, presentes em um ambiente com clima emocional positivo, ampliaram as suas atuações e os seus desenvolvimentos em sala de aula. Dessa forma, as conclusões do estudo apontam que a implementação da Aprendizagem Cooperativa no ensino público pode gerar a ampliação de um clima emocional positivo entre os estudantes, contribuindo com o desenvolvimento do aprendizado estudantil.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa