O PLANEJAMENTO DE AULA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UM PREFÁCIO DO ÊXITO DOCENTE E PROGRESSO ESTUDANTIL

Autores

  • Edilene Miranda Oliveira Holanda
  • Ana ValÉria Roldan Viana

Resumo

Pode-se observar que a carreira docente e discente enfrentam inúmeras problemáticas e que os estudantes necessitam de profissionais dedicados e planejados para superar esses obstáculos, e é por esse motivo que a preparação das aulas é indiscutivelmente necessária, principalmente na aprendizagem cooperativa (a qual consiste em um sistema de ensino responsável por estimular a união entre os estudantes e entre esses e professores, culminando com a formação de um cidadão que sabe viver em sociedade e com o alcance de metas de todos da sala de aula e não de apenas alguns) que será trabalhada aqui. Esse artigo esclarece questões sobre um tema pouco debatido que diz respeito à elaboração de aulas nos moldes desse tipo de ensino. A fim de se refletir sobre experiências obtidas por meio do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), esse trabalho foi construído em forma de relato, contando o que pôde ser observado no primeiro semestre de 2019, em uma escola pública de Fortaleza-Ceará. Tendo em vista a discrepância entre o atual método de ensino na maioria das escolas e a aprendizagem em células cooperativas, foi necessária a citação de autores como David e Roger Johnson, principais representantes desse tipo de educação, além disso, as ideias de Paulo Freire também nortearam esse relato, por ele ser um dos mais conhecidos educadores brasileiros.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa