O PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO DO SITE DO PRECE: CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO

Autores

  • Daniela Rodrigues Felix
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumo

O presente artigo trata do processo de reformulação e gerenciamento de conteúdo do site do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), por considerá-lo importante para a divulgação dos seus projetos e de suas ações. É fato que, atualmente, toda informação projetada exerce um papel determinante para a representação e conhecimento de programas atrelados a instituições públicas. Deste modo, o relato tem como propósito descrever a construção de matérias, visando a atualização do conteúdo do site, considerando a experiência da autora para sua construção, realizado no projeto da Comunicação do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece). Partiu-se do pressuposto da necessidade de divulgação das ações internas em uma plataforma visando aproximação do Programa com a sociedade, para além dos seus participantes diretos. Durante o processo de construção do site, usou-se de pesquisas de referências e a construção de painéis gráficos, bem como um conjunto de textos e formatos de notícias que foram empregados como parâmetro de construção. Estes foram baseados em um discurso indireto, para textos em geral, e o formato de entrevistas para reportagens, denotando a presença de discursos direto e indireto. A atualização do site apontou resultados imediatos, demonstrando um aumento e enriquecimento de informações disponibilizadas, possibilitando a estudantes, bolsistas e admiradores do Programa, o acesso a informações sobre projetos que integram o Prece, bem como suas atuações, além da história do mesmo e de seus colaboradores. Os resultados da experiência descrita estão expostos por meio do crescente número de postagens no site, o engajamento constante com outras plataformas, medido por curtidas e comentários, bem como indicadores de crescimento pessoal para equipe, expressados através do aumento das demandas de cada membro do grupo, e das entregas de trabalho pelos mesmos, além de depoimentos de crescimento pessoal e profissional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa