O PROJETO EU CURTO A UNIVERSIDADE DO PRECE E SEU PAPEL PARA A APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA BÁSICA E ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Karen Helleny Mendes de Alencar
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumo

O presente trabalho foi elaborado a partir da experiência vivenciada pela autora no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), como bolsista do projeto Eu Curto a Universidade, durante o primeiro semestre do ano de 2019. O texto discorre sobre a importância de incentivar os alunos e as alunas do ensino médio da escola pública a enxergarem a universidade pública como expectativa de futuro, apesar de todos os desafios que estão postos para eles, tanto na vida acadêmica como pessoal. A estratégia utilizada pelo Projeto consiste na realização de apresentações nas escolas públicas por bolsistas do Prece que desenvolvem palestras sobre os conteúdos do ENEM, inscrição no SISU, vídeos e fotos dos campus universitários, modalidades de bolsas, carga horária semanal e remuneração, auxílios estudantis, funcionamento do restaurante universitário etc. Os bolsistas também conversam sobre à forma de entrada, permanência, retratando o cotidiano da universidade pública. As experiências obtidas ao longo do primeiro semestre, juntamente, com a análise dos instrumentais preenchidos pelos estudantes no momento da visita da escola sobre impressões que têm do ensino médio e da universidade, as reflexões realizadas durante os processos formativos e as leituras de autores, Juan Casassus, Boruchovitch e Bzuneck, Porto e Gonçalves, proporcionaram a oportunidade de escrever um trabalho que busca tratar sobre a realidade da escola pública. O estudo também pretende revelar como os discentes da escola pública percebem a universidade, sobre o desejo de ingressar no ensino superior e como o projeto Eu Curto a Universidade vem colaborando com o processo de aproximação entre a escola e a instituição.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa