O USO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES COMO UM PROCESSO PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ACADÊMICO

Autores

  • Adislania Martins Freires
  • Hamilton Silva Abreu
  • Egle Maria Pimenta Sobreira
  • Sergio Ricardo Braga Moura Filho

Resumo

O presente estudo visa abordar o impacto da realização de atividades extracurriculares no desempenho acadêmico de estudantes da Universidade Federal do Ceará no contexto da Aprendizagem Cooperativa. Por meio do PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis), vários estudantes participam de Células de Estudo que trabalham com temas externos ao ambiente acadêmico. A compreensão dos efeitos da aplicação da Aprendizagem Cooperativa em relação ao rendimento dos estudantes foi realizada a partir da coleta de questionários com foco entre os membros de células (articuladores e participantes) com o intuito de serem apresentados como indicadores de resultados para esta pesquisa. A partir dos dados coletados foi possível criar gráficos e tabelas comparativas que, juntamente com relatos de experiência, foi possível constatar que 62,5% dos entrevistados que participaram de Células de Estudo com temáticas extracurriculares declararam obter melhoria no desempenho de seus respectivos semestres em relação aos semestres anteriores. Foi possível constatar que a participação em Células de Estudo que tratam de atividades extracurriculares influencia positivamente no bem-estar de seus participantes, gerando efeitos positivos no rendimento acadêmico. Assim, conclui-se que a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, assim como a existência de programas como o PACCE constituem ferramentas essenciais no processo de formação humana e profissional dos alunos da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa