O USO DAS HABILIDADES SOCIAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO

Autores

  • Francisca Raysse Mesquita Silva
  • Lívia Pereira Moura Marinho
  • Bruno Matheus Silva Sousa
  • Gardel de Sousa Silva
  • Sergio Ricardo Braga Moura Filho

Resumo

O ambiente universitário é considerado estressante para a maioria das pessoas que se encontram inseridas nesse meio. Isso se dá por diversos fatores: o distanciamento de professores e servidores em relação aos alunos, a grande quantidade de tarefas no cotidianos dos discentes e a falta de um ambiente acolhedor para os alunos. Dessa forma, esta pesquisa analisa a hipótese de que os estudantes, nesse meio, não utilizem de forma satisfatória o que se define como habilidades sociais, uma classe de respostas sociais que são aprendidas e que compõe o repertório comportamental do indivíduo, possibilitando lidar de modo adequado com as exigências dos diferentes contextos sociais. As habilidades sociais são um dos pilares do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), um programa da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) que tem, entre seus objetivos, contribuir para a diminuição de evasão e retenção na universidade dando suporte ao estudante usando uma metodologia inovadora, proporcionadora de vivências e sinergia entre os cursos. O presente artigo, partindo do método hipotético-comparativo, realizou uma análise quanti-qualitativa visando traçar o perfil das habilidades sociais dos alunos da UFC em Fortaleza e sua influência na opinião dos discentes em relação ao ambiente universitário. Para isso, utilizou-se o Inventário de Habilidade Sociais (IHS-Del-Prette) aplicado a 61 alunos da UFC, além da elaboração de questões relacionadas ao ambiente universitário. Os resultados obtidos confirmam a hipótese proposta, demonstrando que 62,3% dos alunos apresentam um baixo repertório em habilidade sociais e que há uma possível relação entre as habilidades sociais e as atitudes dos alunos frente às dificuldades enfrentadas na universidade. Portanto, conclui-se que incentivar e instruir os alunos quanto ao uso adequado dessas habilidades pode contribuir para criar um ambiente mais acolhedor aos indivíduos nele inseridos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa